4 de Fevereiro é o Dia Mundial do Cancro, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Cancro (UICC)

A UICC apresenta  a nova campanha do Dia Mundial do Cancro sobre o desenvolvimento de um acesso mais justo e equitativo ao tratamento do cancro para todos.

O primeiro ano da nova campanha de três anos  “Por Cuidados Mais Justos” é divulgada na sexta-feira, 4 de fevereiro 2022.

Assim, o tema do Dia Mundial do Cancro deste ano, “Para Cuidados Mais Justos”, trata de aumentar a conscientização sobre esta lacuna de equidade que afeta quase todos, tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos, e que a custar vidas. Junte-se a nós no dia 4 de fevereiro e ajude a acabar com a falta de tratamentos contra o cancro. A nossa hora de agir é agora.

Ao aumentar a consciencialização mundial, melhorar a educação e catalisar ações pessoais, coletivas e governamentais, estamos todos a trabalhar  juntos para reimaginar um mundo onde milhões de mortes evitáveis por cancro são impedidas e o acesso a tratamentos e cuidados oncológicos que salvam vidas é equitativo para todos – não importa quem é ou onde mora.

 

UMA CAMPANHA DE TRÊS ANOS IMPACTANTE.

O Dia Mundial do Cancro é mais do que uma data no calendário. Por esta razão, a campanha foi feita para inspirar mudança e mobilizar ação, mesmo depois do dia 4 de Fevereiro.

Uma campanha de vários anos como esta significa maior exposição, mais oportunidades para aumentar a consciencialização do público e, consequentemente, um impacto total maior.

 

2022: Entender o problema

O primeiro ano da campanha ‘Por Cuidados Mais Justos’ tem como objetivo compreender e reconhecer as desigualdades no tratamento do cancro. A campanha de 2022 é sobre ter uma mente aberta, desafiar presunções e olhar para os factos concretos: Desigualdades no cancro custa vidas.

As pessoas que procuram tratamentos oncológicos encontram barreiras a cada passo.

Custos de habitação, educação, localização e discriminação com base na etnia, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente os cuidados.

A desigualdade afeta-nos a todos.

No entanto, estas barreiras não são indestrutíveis. Estamos a tempo de as derrubar.

Este é o ano para questionar o status quo e ajudar a reduzir o estigma, ouvir as perspetivas de doentes oncológicos e familiares.

Assim podemos começar a imaginar uma maneira melhor de fazer as coisas e construir uma visão mais justa do futuro – um futuro em que as pessoas vivam vidas mais saudáveis ​​e tenham mais acesso a serviços de saúde oncológicos, sem importar de onde vêm e o como vivem.

Neste Dia Mundial do Cancro, o que vai aprender sobre a desigualdade nos tratamentos oncológicos?

Tome uma atitude.

 

2023: Unir as nossas vozes e agir

À medida que a nossa campanha continua, vamos unir-nos a pessoas que pensam como você, porque sabemos que somos mais fortes quando estamos unidos. Vamos celebrar o progresso na luta contra o cancro e deste modo impulsionar a nossa luta pela justiça. Vamos fazer mais do que espalhar a palavra. Construiremos alianças mais fortes e novas colaborações inovadoras.

As nossas ações podem assumir inúmeras formas: desde motivar os vizinhos a fornecer transporte a locais de tratamento e até mesmo garantir que opções de alimentação saudável e acessíveis sejam oferecidas na escola local.

Nós mobilizamos amigos, familiares, colegas de trabalho e comunidades porque sabemos que juntos podemos alcançar quase tudo.

 

2024: Juntos, desafiamos os que estão no poder

O último ano da nossa campanha é dedicado a chamar a atenção de um nível mais alto – literalmente. Vamos levantar as nossas vozes para envolver os nossos líderes na nossa luta. Agora que temos conhecimento e uma comunidade unida ao nosso lado, estamos prontos para abalar as próprias bases da injustiça – para tornarmo-nos defensores ao longo da vida totalmente preparados para impulsionar mudanças duradouras.

Juntos, os nossos líderes saberão que exigimos a priorização da luta contra o cancro, a criação de estratégias inovadoras destinadas a enfrentar a desigualdade e o investimento de recursos públicos para alcançar um mundo justo e livre de cancro. Apelamos aos nossos governantes para que eliminem as desigualdades na saúde, garantindo assim que todos possam aceder a serviços de saúde de qualidade quando, onde e como precisarem.

 

Textos adaptados do site: https://www.worldcancerday.org/