A APLL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sediada no Porto, criada por profissionais de saúde e doentes em 2001.
É um verdadeiro porto de abrigo para quem foi surpreendido por uma doença oncológica do sangue.
Funciona com voluntários, que muitas vezes, são sobreviventes das doenças, sendo os grandes dinamizadores da vida da Associação.
Esta Associação é uma equipa multifuncional que procura reunir esforços para que, todos juntos, possam fazer o máximo por quem precisa destas forças para lhes dar alento para as suas vidas. É salutar que estes doentes sintam que não estão sós na sua luta, mas que, ao lado deles há alguém que com eles se preocupa desinteressadamente, unicamente para que recupere a saúde. Há que criar um clima de confiança para que nasça a esperança no espírito de quem sofre.
A APLL funciona com uma hierarquia estrutural assim constituída:
- Direcção Geral
- Mesa da Assembleia
- Conselho Fiscal
“Quanto mais grave é uma doença, maior tem de ser a esperança. Porque a função da esperança é preencher o que nos falta.”
Virgílio Ferreira
Com a experiência ganha ao longo destes anos de existência, o grande objectivo da APLL é fazer +pela vida daqueles que necessitam de +força e +apoio dando-lhes novas espectativas para as suas vidas. Estamos certos de que não há presente sem passado, nem “agora”, sem perspetivas de futuro. E para que o futuro se revista das cores da esperança, precisamos de si e da sua solidariedade. Finalmente, tudo isto para procurar dar novas esperanças aos doentes e seu familiares.
“A solidariedade é a pedra fundamental de uma nova era na saúde pública.”
Jonathan Mann