Presente e Futuro

A Associação é formada por uma equipe multifuncional, procuramos diariamente reunir esforços para que, todos juntos, possamos fazer o máximo por quem precisa.

Queremos ser uma referência para quem foi surpreendido por uma doença maligna do sangue.
Estamos conscientes de que a tomada de consciência de ser portador de uma doença oncológica é algo devastador na vida de qualquer pessoa. É nossa missão tornar esse “fardo” o mais leve possível, por isso queremos ajudá-lo a desmistificar alguns mitos, promover a partilha de experiencias com doentes que já passaram pela mesma situação, ajudá-lo a recuperar a sua forma física depois do processo de tratamento, informá-lo acerca da sua doença, informá-lo sobre novos processos terapêuticos, entre muitos outros temas de extrema relevância.

Queremos acima de tudo que os doentes saibam que não estão sozinhos nesta fase menos positiva das suas vidas, queremos ainda que nos vejam como alguém que com eles se preocupa de forma desinteressada, com um único fim a recuperação da sua saúde.

 

Ao longo destes últimos 20 anos de atividade da APLL, destacamos algumas ações desenvolvidas, nomeadamente:

  • Edição do livro “Somos todos Heróis”, esta obra conta com o testemunho de 50 ex. doentes, relatando a sua trajetória durante o processo de doença.
  • Lançamento do programa “De volta à forma” em colaboração com a Porto Lazer e a colaboração do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e “Pulsar” ” em pareceria com a Câmara Municipal de Braga e ainda Viver Melhor” em pareceria com a Câmara Municipal de Paredes. Estes programas de reabilitação física a decorrer desde 2015, já tiveram uma frequência de cerca de 150 doentes oncológicos. Neste grupo de participantes são visíveis os benefícios da prática regular de exercícios durante o tratamento oncológico, tais como melhoria da capacidade física e do equilíbrio, melhorar a autoestima do doente, reduzindo o risco de desenvolver depressão, o que é muito bom para sua qualidade de vida.
  • Candidaturas a bolsas de investigação apoiados pela industria farmacêutica.
  • Candidaturas a atividades inovadores no âmbito da promoção de melhor qualidade de vida dos doentes, igualmente apoiadas pela indústria farmacêutica.
    As verbas advindas das candidaturas foram cruciais para pôr em prática os projetos em causa. Os doentes e suas necessidades em primeiro plano.
  • Feiras e workshops de saúde, nas quais os doentes e familiares puderam participar, aceder a informações importantes, assim como partilhar experiências com outros doentes.
  • Edição trimestral da NOTICIAS APLL, nesta publicação damos conta das atividades realizadas, atividades a realizar, opiniões, entrevistas, dicas entre muitos outros artigos.
Faça um donativo
“Quanto mais grave é uma doença, maior tem de ser a esperança. Porque a função da esperança é preencher o que nos falta”
(Vergílio Ferreira)
FAZER DONATIVO