Apoio Psicológico

APOIO AO DOENTE

Apoio psicológico

A APLL disponibiliza APOIO PSICOLÓGICO GRATUITO a todos os doentes hemato-oncológicos e seus familiares/cuidadores, em todas as fases da doença.

Cuidar do doente oncológico representa inúmeros desafios a serem vencidos. Há o desgaste físico e emocional, as mudanças de rotina, as situações inesperadas…, por esse motivo é essencial intervir psicologicamente junto dos familiares e doentes. Dota-los de “ferramentas mais capazes” para lidar no seu novo dia a dia.

Objetivos

Alguns dos principais objetivos da ação do psicólogo são:

  • Melhorar a qualidade de vida do doente e familiar/cuidador, mantendo o seu bem-estar psicológico e compreendendo os fatores emocionais que interferem na sua saúde;
  • Prevenir e reduzir sintomas e necessidades psicossociais causados pela doença e seus tratamentos;
  • Conduzir o doente a entender o significado da experiência da doença, promovendo o ajustamento psicossocial e o desenvolvimento de estratégias adaptativas para enfrentar o problema, nomeadamente sintomas menos positivos como a ansiedade e depressão;
  • Comunicar de forma clara com o doente e os seus familiares, uma vez que, quanto mais informados estiverem acerca da doença, maior capacidade terá para reagir e enfrentar os problemas.

Este não é o um momento de isolamento, venha falar connosco! Olhe pela sua saúde, do seu familiar e cuidador. Faça já a sua marcação para o [email protected] ou 914349313.

Doente ou Sobrevivente.
Deixe-nos o seu contacto
ENVIAR CONTACTO