Avaliação da eficácia de um programa de intervenção psicológica e
exercício físico em doentes oncológicos e seus familiares/cuidadores

Conheça este programa e descubra como funciona

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) recebeu uma bolsa de Cidadania da Roche Farmacêutica para a realização do projeto: “Avaliação da eficácia de um programação de intervenção psicológica e exercício físico em doentes oncológicos e seus familiares/cuidadores”.

Este programa de intervenção, a iniciar em outubro 2017, destina-se ao apoio psicossocial ao sobrevivente de doença maligna do sangue e outras doenças oncológicas e seus familiares/cuidadores. O objetivo é melhorar e promover a qualidade de vida, a saúde mental e física bem como a adaptação à doença através de intervenção psicológica e sessões de exercício físico ao longo de algumas semanas.

Espera-se ainda minimizar o stress, o sofrimento, a ansiedade e o isolamento da população-alvo, bem como estimular a comunicação e fornecer informações e estratégias para lidar com os problemas.

Como funciona este programa?

Haverá dois tipos de intervenção: psicológica e física, ambas em sessões semanais de 90 minutos.
A intervenção psicológica será realizada em sessões de grupo, enquanto as sessões de exercício físico serão efectuadas nos programas de reabilitação física “De Volta à Forma” e “Pulsar” desenvolvidos pela APLL.
No final do programa de intervenção, será elaborado um guia de apoio que será entregue a todos os participantes, de forma a auxiliá-los em vários domínios relacionados com a doença e com a sua reabilitação. Este guia será também disponibilizado online (site, facebook, twitter da APLL) e aos associados.
Fazem também parte deste programa os familiares/cuidadores de sobreviventes, pois são essenciais ao auxílio ao doente. Cuidar do doente oncológico representa longos períodos de tempo dispensado e desgastes físicos e emocionais dos familiares/cuidadores.

 

É doente oncológico ou familiar/cuidador? Quer participar neste programa
GRATUITO? Contacte a APLL através do geral.apll@gmail.com ou 914349313

Juntos somos + Fortes!

Saiba como pode ajudar os doentes da APLL