Atividade Física
Num doente hemato-oncológico, o exercício físico torna-se também muito importante. É essencial a recuperação e aumento da mobilidade/flexibilidade e da aptidão física, que por vezes se encontra bastante reduzida devido ao tratamento a que os doentes foram submetidos.
Sabe-se que as variações na composição corporal poderão influenciar o estado funcional, emocional e social do doente, com implicações na sua qualidade de vida. Os exercícios mais recomendados são: caminhadas, alongamentos ou pilates.
Não são recomendados exercícios com alta intensidade, pois podem prejudicar a saúde. Devidamente acompanhado, o exercício físico tem surgido como outra intervenção não farmacológica relevante para os doentes lidarem com a fadiga e alterações da funcionalidade física, reduzindo alguns dos efeitos secundários dos tratamentos.
É muito importante que o exercício seja feito de forma gradual. Mais ainda, antes de iniciar qualquer atividade física, o doente deve avaliar essa possibilidade com o seu médico assistente.