Atividade Física

Todos nós sabemos que a prática de exercício físico é imprescindível para a vida saudável de qualquer indivíduo, ajudando a diminuir o stress e ansiedade. A prática de atividade física apresenta inúmeras vantagens como perder peso extra, aumentar a massa muscular e a força, além de ajudar a melhorar a disposição mental e o humor.

 

APLL - Atividade Física

Num doente hemato-oncológico, o exercício físico torna-se também muito importante. É essencial a recuperação e aumento da mobilidade/flexibilidade e da aptidão física, que por vezes se encontra bastante reduzida devido ao tratamento a que os doentes foram submetidos.

Sabe-se que as variações na composição corporal poderão influenciar o estado funcional, emocional e social do doente, com implicações na sua qualidade de vida. Os exercícios mais recomendados são: caminhadas, alongamentos ou pilates.

Não são recomendados exercícios com alta intensidade, pois podem prejudicar a saúde. Devidamente acompanhado, o exercício físico tem surgido como outra intervenção não farmacológica relevante para os doentes lidarem com a fadiga e alterações da funcionalidade física, reduzindo alguns dos efeitos secundários dos tratamentos.

É muito importante que o exercício seja feito de forma gradual. Mais ainda, antes de iniciar qualquer atividade física, o doente deve avaliar essa possibilidade com o seu médico assistente.

“Se ficar em baixo ou cansadito, escrever, ler, olhar as flores. Eu sinto-me bem olhando os peixes no aquário, ou simplesmente ouvindo uma boa música.” Fátima, 56 anos, Linfoma Não Hodgkin aos 50 anos

Saiba como pode ajudar os doentes da APLL