Doenças do Sangue

Doenças do Sangue

Informação sobre doenças malignas do sangue

As doenças malignas do sangue caraterizam-se por alterações das células do sangue, medula óssea e gânglios linfáticos. Existem cerca de 100 doenças de sangue e outras relacionadas, sendo as mais frequentes os linfomas, as leucemias, o mieloma múltiplo e outras menos frequentes como a síndrome mielodisplásica e outros síndromes mieloproliferativas.

APLL

Nos últimos 20 anos, os novos conhecimentos sobre as doenças sangue, levaram ao desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamentos e consequentemente a uma maior esperança de controlo/cura das mesmas.

Nas seções que se seguem irá encontrar informações genéricas sobre cada uma das doenças mais frequentes. Junto da APLL poderá sempre encontrar mais detalhes, contate-nos: [email protected].

Não pretendemos substituir a informação e indicações apresentada pelo seu médico. Se tem dúvidas que persistem, coloque-as junto dos profissionais de saúde que o acompanham.

Nota: As principais fontes de informações para esta introdução foram o Registo Oncológico Nacional (RON), Doenças Oncológicas em números –DGS e GLobocan (agência internacional que regista a incidência, mortalidade e prevalência global do cancro).  Outras fontes de dados foram consultadas para completar as informações recolhidas sobre algumas doenças do sangue.

 

 

 

Doente ou Sobrevivente.
Deixe-nos o seu contacto
ENVIAR CONTACTO