Imunoterapia

Tratamentos

Imunoterapia

A imunoterapia é uma forma inovadora de tratamento para o cancro, através da qual se induz uma ativação do sistema imunitário, ou seja, as células do próprio organismo irão ser estimuladas a defendê-lo contra o cancro. Assim, as células tumorais poderão ser reconhecidas pelos linfócitos, os “soldados” do sistema imunitário e outras células (glóbulos brancos), que terão a capacidade de as reconhecer e de as destruir eficazmente.

Os principais tipos de tratamento de imunoterapia correntemente utilizados são:

– Anticorpos Monoclonais: são versões de anticorpos fabricados em laboratório, idênticos aos anticorpos criados naturalmente pelas células do sistema imunológico no corpo humano. Estes anticorpos monoclonais, quando injetados no organismo, atacam marcadores específicos encontrados nas células cancerígenas com o objetivo de as destruir e evitar a sua proliferação.

– Inibidores de “proteínas bloqueadoras do sistema imunitário” – são fármacos que bloqueiam proteínas específicas produzidas por alguns tipos de células imunitárias e cancerígenas, responsáveis por impedirem a destruição destas últimas.

– Vacinas para o cancro: existem vacinas que podem prevenir o aparecimento de cancro (quando o tipo de cancro está relacionado com um vírus) e vacinas para o seu tratamento, cujo objetivo é ajudar o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerígenas.

– Imunoterapia não específica: este tratamento estimula o sistema imunitário de uma forma geral, o que pode levar a uma melhor resposta imunológica contra as células cancerígenas. Algumas imunoterapias não específicas são administradas por si só como tratamento do cancro ou como adjuvantes para potencializar a resposta a outro tipo de imunoterapia.

 

Em resumo, para além dos tratamentos convencionais existem novas terapias inovadoras, que contribuem para um maior bem-estar do doente no seu dia a dia e permitem minorar alguns efeitos adversos da doença.

Para algumas patologias do sangue, após os tratamentos quimioterapia, radioterapia, imunoterapia (acima descritos), poderá ser necessário um transplante de hematopoiéticas (transplante de medula óssea).

Doente ou Sobrevivente.
Deixe-nos o seu contacto
ENVIAR CONTACTO