As leucemias são as doenças do sangue mais conhecidas e aparecem quando os glóbulos brancos perdem a função de defesa e passam a ser produzidos de maneira descontrolada.
As leucemias podem ser classificadas como aguda ou crónica, e de acordo com a proveniência da linhagem das células malignas, são subdivididas em linfóide (percussoras dos linfócitos) ou mielóide (percussoras dos outros tipos celulares).
Leucemia Crónica
As leucemias crónicas, são um grupo de doenças caracterizadas pela presença de glóbulos brancos vídeo mais maduros, que se acumulam de maneira lenta, podendo funcionar normalmente por algum tempo. Devido a este tipo de células, algumas leucemias crónicas não apresentem sintomas iniciais e, por isso, podem passar não diagnosticados, por anos.
TIPOS DE LEUCEMIAS CRÓNICAS
Há 2 tipos muito diferentes de leucemias crónicas:
- Leucemia linfoide cronica (LLC);
- Leucemia mieloide cronica (LMC).
1 – SINAIS E SINTOMAS
As leucemias crónicas podem ser identificadas num exame de sangue diagnóstico de rotina, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
Os sintomas posteriores das leucemias crónicas podem variar, de acordo com o tipo, mas existem alguns sinais comuns, nomeadamente:
- Febre ou calafrios;
- Fadiga e fraqueza;
- Infeções frequentes ou graves;
- Perda de peso;
- Aumento dos nódulos linfáticos;
- Desconforto abdominal, provocado pelo aumento do fígado ou do baço;
- Hemorragias ou hematomas recorrentes;
- Pequenas manchas vermelhas na pele;
- Suores noturnos.
2 – FATORES DE RISCO
- Alguns fatores de riscos conhecidos para estes tipos de leucemias: exposição a radiação ou produtos químicos, ter idade entre 50 e 55 anos, ser do sexo masculino e história familiar de cancro.
3 – IDADE
- A maioria das pessoas diagnosticadas com estes tipos de leucemias tem mais de 55 anos. Este tipo de leucemias raramente afeta crianças.
4 – TRATAMENTOS
- Os doentes com LLC são tratados com quimioterapia e imunoterapia (como anticorpos monoclonais). Este tipo de tratamento pode controlar a LLC por muitos anos e no caso de recaída poderão ser usados novamente.
- Os doentes com LMC são tratados com medicamentos chamados inibidores da tirosina quinase tomados por via oral, em princípio, devem ser tomados indefinidamente.