Tipos de doença do sangue
Mieloma Múltiplo
O Mieloma Múltiplo (MM) é uma doença maligna do sangue, que se desenvolve a partir de células linfóides maduras denominadas plasmócitos (um tipo de glóbulos brancos) que têm origem na medula óssea.
Numa pessoa saudável, os plasmócitos produzem anticorpos que ajudam a combater as infeções. Nos doentes com MM devido a uma alteração genética, os plasmócitos produzem grandes quantidades de anticorpos não funcionais – Proteína M (proteína monoclonal ou paraproteína).
1 – SINAIS E SINTOMAS
A maioria dos sintomas do Mieloma relaciona-se com a presença desta paraproteína no sangue ou urina.
Os principais sintomas do Mieloma Múltiplo são:
- Dor óssea, mais frequentemente nas costas, caixa torácica e ancas;
- Fraturas ósseas;
- Fadiga;
- Infeções repetidas/graves como pneumonia;
- Anemia;
- Insuficiência renal;
- Elevação do cálcio.
2 – FATORES DE RISCO
- Não se conhecem atualmente as causas do aparecimento do mieloma múltiplo, embora se saiba que as alterações genéticas no DNA dos plasmócitos assumem um papel preponderante. A exposição a certos químicos e radiações possam ser factores desencadeantes.
3 – IDADE
- A idade de maior prevalência é a 6.ª década de vida, embora possa surgir a partir dos 40 anos. Tal como em quase todas as neoplasias, o envelhecimento promove o acumular de erros genéticos nas células que potenciam o aparecimento de cancro.
4 – TRATAMENTOS
- O tratamento do mieloma reside na administração de 2 ou 3 fármacos de quimioterapia e ou imunoterapia, que funcionam em conjunto, durante um período de tratamento (ciclos mensais, que são repetidos).
- O autotransplante de medula óssea pode também ser oferecido aos doentes mais jovens, como forma de consolidar a resposta obtida nos primeiros tratamentos.