Projetos

Desenvolver um “projecto de proximidade” com um conjunto de atividades a apresentar pelos doentes e voluntários da APLL nas feiras de saúde organizadas pelas entidades locais, nomeadamente Municípios para a população em geral, e em particular para populações mais envelhecidas com menos acesso às informações sobre doenças oncológicas, nomeadamente as doenças onco-hematológicas.

Este projeto estava planeado para o início de 2020, mas devido à pandemia do COVID-19, a maioria das actividades estão a ser planeadas para decorrer online, com atividades a iniciar em novembro de 2020 (consulte o nosso calendário de atividades do nosso site).

Estar mais próximo da população em geral e em particular dos doentes oncológicos, seus familiares e cuidadores, através de informação a disponibilizar,

Palestras:

– Sinais de Alerta para as doenças onco-hematológicas

– Novos tratamentos para as doenças onco-hematológicas

– Direitos e Deveres dos doentes oncológicos

– Cancro, relatos de experiências de doentes

Explorar  um  conjunto de atividades transversais que facilitem o dia a dia dos doentes.

Workshops:

“Imagem e Bem-estar”, “Equilíbrio psicológico” e “Atividades de reabilitação física”

A APLL implementou desde 2016, o Projeto de Educação para a Saúde “Conversar para Prevenir e Detetar – Vamos falar sobre as Doenças Malignas de Sangue”, tem como principal objetivo educar para o diagnóstico precoce das doenças malignas do sangue, através da modificação de comportamentos e do conhecimento dos sintomas deste grupo de doenças.

No sentido do apelo ao diagnóstico precoce com comportamentos preventivos e promotores de saúde, a APLL realiza atividades sob a forma de palestras/formações, dinâmicas de grupo, ações de sensibilização com a divulgação de panfletos descritivos da temática das doenças malignas de sangue. Estas podem apresentadas por voluntários APLL e ou desenvolvidas nas escolas pelos alunos com a supervisão dos voluntários APLL.

Habitualmente, trabalhamos junto de associações, juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino superior, escolas dos ensino básico, secundário e profissional, mas estamos disponíveis para o fazer com outras entidades interessadas.

Se tiver interesse que a sua instituição faça parte deste projeto e ou quer ajudar-nos a divulgar a nossa causa, contacte-nos!

Estamos disponíveis para organizar conferências, presenciais ou online, e divulgar o trabalho da APLL.

É uma campanha de Natal iniciada em 2011. Dirige-se a todos os que queiram colaborar connosco enviando postais e mensagens de aconchego para os que mais precisam do nosso afeto nesta época do ano.

Doente ou Sobrevivente.
Deixe-nos o seu contacto
ENVIAR CONTACTO