Dador de Medula Óssea

Seja Dador de Medula Óssea

Muitos doentes com patologias oncológicas podem ser tratados com um transplante de células da medula óssea, também designadas por células hematopoiéticas. O transplante acontece desde que haja um dador compatível. Em cerca de 30% dos casos, os doentes encontram dador adequado na família, para os outros doentes é necessário encontrar um dador.

 

–> O que é ser dador de células hematopoiéticas?

  • Um dador de células hematopoiéticas é um adulto voluntário disposto a doar células para transplante hematopoiético.

 

–>  Registo Nacional CEDACE é responsável pelos pedidos de transplante em Portugal  

  • Atualmente há cerca de 300 000 pessoas inscritas. Quando se inscreve como dador de medula óssea, os seus dados irão constar nesta base de dados.
  • No registo CEDACE e em outros registos internacionais é feita a procura de dadores compatíveis conforme as necessidades.

 

–> Requisitos para ser dador (não familiar)

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso superior a 50kg e altura superior a 1,5m;
  • Ser uma pessoa saudável.

 

–> Onde se pode inscrever para ser dador?

  • Nos centros do Instituto Português de Sangue e Transplantação (www.ipst.pt).

 

Muitos doentes com patologias oncológicas podem ser tratados com um transplante de células da medula óssea, também designadas por células hematopoiéticas. O transplante acontece desde que haja um dador compatível. Em cerca de 30% dos casos, os doentes encontram dador adequado na família, para os outros doentes é necessário encontrar um dador. – para mais informações consulte https://www.sns24.gov.pt/tema/dadiva-e-transplante/doacao-de-celulas/#sec-0

Faça um donativo
“Quanto mais grave é uma doença, maior tem de ser a esperança. Porque a função da esperança é preencher o que nos falta”
(Vergílio Ferreira)
FAZER DONATIVO