Quimioterapia

Tratamentos

Quimioterapia

As células saudáveis do organismo multiplicam-se e morrem de forma controlada, em contraste com as células cancerosas, que se dividem mais rapidamente.

A quimioterapia destina-se a eliminar as células cancerígenas, mas como estes compostos químicos têm de percorrer todo o organismo podem também afetar células não cancerígenas causando efeitos secundários. Alguns destes efeitos estão associados à destruição de células normais, tal como, a anemia, que leva ao cansaço e queda de cabelo dos doentes.

O objetivo principal da quimioterapia é atingir a remissão da doença, no qual podem ser combinados vários medicamentos de acordo com os protocolos, que estabelecem o número de sessões de tratamento e sua duração. Nalguns protocolos, após os ciclos de tratamento, seguem-se períodos de repouso destinados à recuperação do doente e para o restabelecimento das células sanguíneas necessárias às defesas do organismo.

A administração da quimioterapia pode ser feita de duas formas: via oral (comprimidos) ou por via endovenosa (isto é, na veia).

Quando o tratamento é feito por via oral, os fármacos são administrados sob forma de comprimido, conforme o esquema indicado pelo médico.

No caso de tratamentos endovenosos, habitualmente realizados numa sala de tratamentos de Hospital de Dia, é necessário fazer a injeção e o doente deve permanecer o tempo necessário para concluir o seu tratamento diário. Em tratamentos mais complexos poderá ser necessário o regime de internamento de um ou vários dias.

Doente ou Sobrevivente.
Deixe-nos o seu contacto
ENVIAR CONTACTO